sábado, 19 de novembro de 2011

Fim de Ano Escolar (Recuperação e Repetência)

O fim de ano está chegando, e agora ? Pra uns isso é ótimo, significa férias, já para outros significa recuperação ou até repetência . Se o seu caso for o primeiro, boas férias e aproveite bem . Se o seu caso for o segundo, meus pêsames meu amigo. Se há dúvidas em qual dos grupos você se encaixa, é melhor se prevenir para não entrar no grupo dos repentes. 
Mas calma, ainda não é o fim do mundo. Por exemplo: meus pais me atormentam dia e noite para que eu estude, o que não aconteceu até hoje. E agora, semana final com todas as provas incluídas feitas para acabar com a minha vida. Hoje eu estou sentindo o resultado do meu ano escolar, e ele não é muito bom não. E pra piorar , hoje mesmo tinha um simulado, que eu esqueci de ir, e o simulado valia um ponto na média de todas as matérias, quem não fosse tinha esse valor subtraído da média do quarto bimestre, ou seja ... semana que vem vou ter que me matar pra faze essas provas. 
Se estamos em uma situação assim, o que fazer ?  Ficar desesperado não ajuda, e culpando a si mesmo não resolve. Os pais vão ficar em cima de você, jogando tudo na sua cara, que somos irresponsáveis e bla bla bla . ISSO com certeza não ajuda. Já sabemos o problema, agora, foquemo-nos na solução.

Recuperação (Opicional) :
Essa é a mais tranquila.  O aluno só vai fazer a recuperação se ele desejar melhorar sua nota vermelha, já que ele já obteve os 24 pontos e não tem obrigação nenhuma de ir.
Recuperação ( Obrigatória):
Nessa aqui o bicho já começa a pegar. A presença do aluno é obrigatória, pois ele não conseguio alcançar os 24 pontos ou a pontuação mínima necessária para aprovação. Funciona da seguinte maneira : geralmente são duas semanas de recuperação. Na primeira o conteúdo é revisado e na segunda semana as provas são aplicadas. Por exemplo : Eu tirei 2.5 em uma prova e 7 na outra. A prova da recuperação servirá para substituir a prova com menor nota. Se eu tirasse 6.5 na recuperação por exemplo, essa nota substituiria o meu 2.5 no caso. E se fosse o contrario ? Eu tirasse 2 na prova da recuperação ? A maior nota será mantida, ou seja, o 2.5 seria mantido. 
 DPs:
É mais comum em escolas particulares. Só é permitido no ensino médio. Acontece quando o aluno não consegue a pontuação mínima requirida para aprovação nem com a ajuda da recuperação. Assim, o aluno vai para o Conselho de professores, e lá eles votam em favor ou contra o aluno ser aprovado. O professor leva em consideração o comportamento do aluno, entrega de atividades, interesse nas aulas e coisas do tipo em consideração na hora do voto.
São todos os professores que votam nesse caso. Por exemplo, fui para conselho por causa de matemática. Todos os professores que me dão aula, os de física, de biologia, português, votarão contra ou a favor da aprovação. Em caso de empate ? No caso de empate de votos, o alunos passará no conselho aprovado. No caso de maioria de votos  contra a aprovação, o aluno terá que fazer a DP, que seria poder trocar de ano, porém tendo que refazer o atual.  Por exemplo, alguém fica de DP no 2º ano. Ele passará para o 3º ano porém teria que refazer o 2º ano em outro período, a tarde se ele estudasse de manha, por exemplo.
E há outro caso ainda, que seria a DP automática. O que seria essa DP automática ? Ocorre quando a pessoa nem tirando a pontuação máxima poderá passar de ano. Ai a a DP é automática.
Estouro de faltas:
Estourou a quantidade de faltas permitidas ? Boa sorte no ano que vem, reprovação automática. É necessário pelo menos 75% de presença em qualquer aula.
 Repiti de ano, e agora ?

Agora não há muito o que fazer. Fale para seus pais logo, para eles não ficarem tão nervosos quando o natal e o ano novo chegar, pelo menos você consegue negociar algumas coisas com eles mais calmos. 

Para o ano que vem, veja quais foram os seus erros desse ano e encontre uma solução, saiba quais foram as matérias que você teve seu desempenho baixo e PORQUE você se saiu daquele jeito. Somente fazendo isso você garante que seu próximo ano seja bem melhor. Ah, e por acaso, na hora da explicação preste atenção, geralmente a explicação não é muito longa. É isso ai, boa sorte para todos vocês e bom final de ano (: 

Nenhum comentário: